O Futebol Clube de Famalicão mereceu um olhar atento por parte do Observatório do Futebol (CIES). Segundo um estudo do portal especializado no desporto-rei, a equipa orientada por Ivo Vieira é a mais jovem (23,3 anos) das seis principais ligas europeias e a quarta mais jovem de todos os campeonatos europeus.
O clube esteve ainda representado num artigo elaborado pelo Observatório do Futebol, no qual foi revelada uma lista dos jogadores mais valiosos nascidos depois de 2000. Num leque que reúne jogadores dos principais clubes europeus – Alphonso Davies (Bayern Munique), Erling Haaland (Borussia Dortmund) e Phil Foden (Manchester City) – Gustavo Assunção ocupa a 22.ª posição.
O capitão foi ainda um dos três jogadores do Futebol Clube de Famalicão destacados num outro artigo deste reconhecido portal. Tendo como premissa a experiência acumulada ao longo do último ano, o Observatório do Futebol elaborou uma lista de atletas sub-23 que, face às credenciais apresentadas, podem ser brevemente chamados à seleção principal dos respetivos países.
Gustavo Assunção está “apontado” ao escrete num futuro próximo, enquanto Edwin Herrera e Manuel Ugarte podem constar em futuras convocatórias das seleções colombiana e uruguaia, respetivamente.