A descoberta e posterior valorização de jovens jogadores tem sido, recorrentemente, apontado como um dos principais méritos do Futebol Clube de Famalicão. A apresentação ao mundo de futebol de nomes como Pedro Gonçalves, Toni Martínez, Manuel Ugarte ou Iván Jaime, entre outros, é revelador do sucesso da estratégia levada a cabo pela administração da SAD desde o regresso do clube à I Liga Portuguesa.
Os resultados profícuos dessa aposta indiciam que o caminho está a ser bem trilhado e, como tal, não é de estranhar que o Futebol Clube de Famalicão volte a destacar-se na atual edição do campeonato no que concerne à juventude do plantel. Segundo um estudo efetuado pelo CIES Football Observatory , a nossa equipa apresentou a média de idades mais baixa nas oito primeiras jornadas do campeonato, perfazendo uma média de 23.5 anos, com a particularidade de não ter utilizado qualquer jogador acima dos 28 anos.
À liderança nacional acresce ainda um lugar de relevo no panorama mundial. O Futebol Clube de Famalicão é a 15.ª equipa com a média de idades mais baixa em termos internacionais.