O Futebol Clube de Famalicão garantiu a qualificação para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, ao bater, no Algarve, o Grupo Desportivo da Lagoa por 0-2. O duelo diante da equipa que milita no Campeonato de Portugal foi resolvido pelo avançado Yassir Zabiri, que bisou na partida e permitiu ao conjunto orientado por Armando Evangelista seguir em frente na prova rainha do futebol português.
O natural favoritismo atribuído à equipa famalicense foi ‘validado’ nas quatro linhas, com a tendência do jogo a inclinar-se para o meio-campo dos algarvios. A nossa equipa tentava descortinar um buraco na defensiva contrária, mas a boa organização dos locais e alguma falta de eficácia no momento da finalização mantiveram o nulo até ao intervalo.
O rumo do jogo não se alterou na etapa complementar, período em que se intensificou a pressão da nossa equipa para chegar à vantagem. O marcador só seria, todavia, desbloqueado no derradeiro quarto de hora. Os francófonos Mathias de Amorim e Yassir Zabiri entenderam-se às mil maravilhas e o avançado marroquino desenvencilhou-se de um defesa para atirar a contar para o primeiro golo da tarde.
O atacante fechou as contas da eliminatória a três minutos do final. Desta feita foi Rochinha a servir o camisola 21, que viveu uma tarde inevitavelmente inesquecível no Algarve.
GD Lagoa 0-2 FC Famalicão
Estádio Capitão Josino da Costa
Árbitro: André Narciso
GD Lagoa – João Victor, Igor Machado, Sunday Akoh, Celsinho, Gonçalo Martins, Aílton Tavares, Pedro Duarte (Mário Rodrigues 77′), Chris Silva, Jorge Teixeira (Zé Miguel 66′), Tommy Batista (Leandro Ari 77′) e Rosário Silva (Zé Maria 61′)
FC Famalicão – Lazar Carevic, Lucas Calegari, Riccieli, Ibrahima Ba, Rafa Soares (Yassir Zabiri 64′), Mirko Topic (Tom van de Looi 74′), Zaydou Youssouf (Samuel Lobato 88′), Mathias de Amorim (Afonso Rodrigues 88′), Gil Dias, Mario González (Óscar Aranda 64′) e Rochinha
Golos: Yassir Zabiri (78′ e 87′)
Cartões Amarelos: Mathias de Amorim (39′), Zaydou Youssouf (51′), Aílton Tavares (60′), Riccieli (81′), Leandro Ari (86′)