O Futebol Clube de Famalicão regressou às vitórias esta sexta-feira na receção ao Rio Ave Futebol Clube. O jogo da 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic culminou num triunfo por 2-1, com ambos os golos a terem a assinatura de Jhonder Cádiz.
Com as duas equipas próximas em termos classificativos, o jogo iniciou-se praticamente com o golo dos vilacondenses. João Teixeira sofreu falta na grande área e Yakubu Aziz converteu o pontapé de penálti, conferindo vantagem aos rioavistas.
A resposta do conjunto orientado por João Pedro Sousa foi muito positiva. Numa jogada de transição rápida, Sorriso ludibriou o opositor e tirou um cruzamento milimétrico para a cabeça de Jhonder Cádiz. O internacional venezuelano superiorizou-se a Aderllan Santos no duelo aéreo e restabeleceu a igualdade.
O golo galvanizou a equipa famalicense, que gizou várias jogadas interessantes ao longo da primeira metade, sem, todavia, ter o desfecho desejado.
Na etapa complementar, o Futebol Clube de Famalicão conseguiria passar para a frente do marcador e novamente com um golo de cabeça de Jhonder Cádiz. Chiquinho levou a melhor sobre um adversário, centrou e Jhonatan defendeu, de forma apertada, para a entrada da pequena área, onde apareceu o avançado a empurrar para o segundo da noite e para o nono da temporada.
As emoções voltariam a estar guardadas para a reta final da partida. No entanto, contrariamente ao que se tinha passado em jornadas anteriores, o desfecho foi bem mais afortunado para o Futebol Clube de Famalicão. O conjunto de Vila do Conde beneficiou de novo pontapé de penálti, mas desta feita o guardião Luiz Júnior saiu a sorrir. O guardião defendeu o castigo máximo cobrado por Adrien Silva e alargou a lista de grandes penalidades defendidas no escalão máximo do futebol português para um número fantástico.
FC Famalicão 2-1 Rio Ave FC
Estádio Municipal de Famalicão
Árbitro: Artur Soares Dias
FC Famalicão – Luiz Júnior, Martin Aguirregabiria (Riccieli 90+3′), Enea Mihaj, Justin de Haas, Francisco Moura, Zaydou Youssouf, Mirko Topic, Gustavo Sá (Otso Liimatta 85′), Chiquinho (Puma Rodríguez 73′), Jhonder Cádiz (Florian Danho 85′) e Sorriso (Théo Fonseca 73′)
Rio Ave FC – Jhonatan Luiz, Josué Sá, Aderllan Santos, Miguel Nóbrega, Costinha, Amine (Adrien Silva 71′), João Graça (Tanlongo 54′), Úmaro Embaló (Vrousai 63′), Fábio Ronaldo (Boateng 71′), Yakubu Aziz e João Teixeira (Joca 63′)
Golos: Yakubu Aziz (13′ g.p.) e Jhonder Cádiz (17′ e 66′)
Cartões Amarelos: João Graça (43′), Martin Aguirregabiria (60′); Tanlongo (77′), Adrien Silva (80′), Mirko Topic (90′), Josué Sá (90+3′), Justin de Haas (90+5′), Aderllan Santos (90+6′) e Boateng (90+6′)