O Futebol Clube de Famalicão somou a segunda vitória consecutiva na Liga NOS, ao vencer, fora de portas, o Gil Vicente Futebol Clube por 1-3 em partida relativa à 26.ª jornada da competição.
Moralizada pela vitória no primeiro jogo após a retoma, a equipa famalicense entrou muito bem na partida. Apresentou o seu habitual futebol de posse e a tentar assumir as despesas do jogo, num registo que possibilitou colher frutos pouco depois da dezena de minutos. Toni Martínez foi carregado na grande área e Fábio Martins encarregou-se de converter o pontapé de penálti.
A equipa orientada por João Pedro Sousa revelou sempre muita organização e não consentiu oportunidades de perigo aos gilistas. Por contraponto, revelou-se sempre muito afoita em termos ofensivos e voltou a ser letal bem perto do intervalo. Toni Martínez serviu a preceito Diogo Gonçalves e o extremo, com um remate na passada, dilatou a vantagem.
Apostado em não permitir grandes veleidades ao adversário, o Futebol Clube de Famalicão concedeu a iniciativa de jogo na segunda metade e a baliza de Vaná esteve a salvo de grandes ameaças. A exceção acabou por ser o golo de Hugo Vieira, que fez o Gil Vicente Futebol reentrar na discussão do resultado na reta final da partida.
Se os intentos dos gilistas não tiveram repercussão em termos de oportunidades, já os famalicenses resolveram a questão no primeiro minuto de compensação. O cruzamento de Diogo Gonçalves tinha Walterson como destinatário, mas Edwin interpôs-se e fez autogolo, fechando as contas do resultado.
A vitória em mais um duelo minhoto teve o condão de fazer o conjunto orientado de João Pedro Sousa reservar um lugar na história do clube, visto ter somado o 12.º triunfo no principal campeonato português, que se constitui como o melhor registo de sempre.
Gil Vicente FC 1-3 FC Famalicão
Estádio Cidade de Barcelos
Árbitro: Hélder Malheiro
Gil Vicente FC – Denis, Alex Pinto (Naidji 82′), Edwin, Rúben Fernandes, Henrique Gomes, Soares, João Afonso (Vítor C. 68′); Kraev (Hugo Vieira 68′); Arthur Henrique (Lino 45′); Sandro Lima e Lourency (Baraye 82′)
FC Famalicão – Vaná, Ivo Pinto, Riccieli, Roderick Miranda, Patrick William, Uros Racic, Pedro Gonçalves (Coly 90+4′); Fábio Martins (Walterson 79′); Diogo Gonçalves; Toni Martínez e Rúben Lameiras (Guga 71′)