O perfil jovial da equipa principal do Futebol Clube de Famalicão volta a merecer relevância no panorama do futebol europeu. O clube famalicense surge em plano de destaque no mais recente relatório do Observatório do Futebol (CIES), que versou sobre a percentagem de minutos que cada clube deu a jogadores com menos de 21 anos nas competições internas.
Numa análise que envolveu 999 equipas do Velho Continente, o Futebol Clube de Famalicão está destacado no topo da lista restrita a clubes portugueses. A equipa famalicense foi a equipa que mais apostou em jovens jogadores – registo que valeu o 92.º lugar do ranking europeu – com uma percentagem de 19,9% de minutos dados a jogadores com menos de 21 anos em 25 jornadas da Liga NOS.
Os números patenteados no referido relatório ilustram a política seguida pela SAD do Futebol Clube de Famalicão, consubstanciada pelo lançamento de jovens como Luiz Júnior, João Neto, Manuel Ugarte, Iván Jaime, Jhonata Robert ou Leonardo Campana ao longo da presente temporada. Ainda a dar os primeiros passos na alta roda do futebol europeu, os jovens mencionados foram apresentados pelo Futebol Clube de Famalicão aos amantes do desporto-rei e são exemplos paradigmáticos do perfil desportivo idealizado pela SAD.
No topo das big six
Estar no patamar mais elevado de um ranking destinado a analisar a aposta na juventude começa a ser um habitué para as hostes famalicenses. Já no passado mês de março, o Observatório do Futebol tinha destacado esta valorização de jovens jogadores, reconhecida já como uma das imagens de marca do Futebol Clube de Famalicão.
Segundo este estudo do portal especializado no desporto-rei, a equipa orientada por Ivo Vieira é a mais jovem (23,3 anos) das seis principais ligas europeias e a quarta mais jovem de todos os campeonatos europeus. Esta aposta fica ainda explícita em avaliações individuais efetuadas pelo Observatório do Futebol, nas quais vários jogadores do Futebol Clube de Famalicão surgem entre nomes de craques mundiais. O capitão Gustavo Assunção ocupa o 22.º lugar de uma lista que reúne jogadores como Alphonso Davies (Bayern Munique), Erling Haaland (Borussia Dortmund) e Phil Foden (Manchester City).
O médio foi ainda um dos três jogadores do Futebol Clube de Famalicão a integrar outro artigo deste reconhecido portal. Tendo como premissa a experiência acumulada ao longo do último ano, o Observatório do Futebol elaborou uma lista de atletas sub-23 que, face às credenciais apresentadas, podem ser brevemente chamados à seleção principal dos respetivos países.
Gustavo Assunção está “apontado” ao escrete num futuro próximo, enquanto Edwin Herrera e Manuel Ugarte podem constar em futuras convocatórias das seleções colombiana e uruguaia, respetivamente.