Um jogo de elevado nível e que merecia um desfecho bem diferente. O Futebol Clube de Famalicão viu travado o sonho de um inédito apuramento para a final da Taça de Portugal em pleno período de descontos da segunda parte do prolongamento da 2.ª mão da meia-final frente ao Futebol Clube do Porto. A grande exibição do conjunto orientado por João Pedro Sousa justificava outro resultado, com os dois golos obtidos no último suspiro do prolongamento a soar a muita injustiça e a um castigo demasiado pesado.
Em desvantagem na eliminatória por força do triunfo portista (1-2) no jogo da 1.ª mão, o Futebol Clube de Famalicão demonstrou, desde cedo, que a vaga para o Jamor estava longe de estar atribuída. A equipa famalicense apresentou-se muito personalizada e com capacidade de ter bola e criar desequilíbrios no último terço do terreno. A coroação dessa superioridade foi conseguida aos 21 minutos, num desvio subtil de Jhonder Cádiz na sequência de um livre lateral cobrado por Ivo Rodrigues.
A eliminatória estava empatada, embora por pouco tempo. O Futebol Clube do Porto beneficiou de um pontapé de penálti, que viria a ser cobrado por Galeno, e voltou a estar na frente do resultado das duas mãos. No entanto, os famalicenses não desanimaram com este revés e continuaram a evidenciar muita qualidade de jogo. O sonho do Jamor pairava na mente da equipa e o momento (mais um) de magia de Iván Jaime reforçou essa esperança.
O jogo encaminhou-se para o prolongamento e aí a equipa da casa foi bem mais feliz. Os portistas marcaram dois golos em tempo de descontos e desfizeram um sonho legítimo do Futebol Clube de Famalicão em marcar presença na final da Taça de Portugal tal a forma como patenteou a qualidade individual e coletiva dos jogadores.
FC Porto 3-2 (ap. prolongamento) FC Famalicão
Estádio do Dragão
Árbitro: Manuel Mota (AF Braga)
FC Porto – Cláudio Ramos, Manafá, Pepe, Fábio Cardoso (Eustáquio 115′), Wendell (Zaidu 91′), Grujic (André Franco 61′), Matheus Uribe, Otávio, Galeno, Pepê (Rodrigo Conceição 81′) e Toni Martínez (Evanilson 81′)
FC Famalicão – Luiz Júnior, Alexandre Penetra, Riccieli, Otávio (Enea Mihaj 84′), Francisco Moura, Zaydou Youssouf, Santiago Colombatto (Gustavo Assunção 90+1′), Ivo Rodrigues (Gustavo Sá 91′); Alex Dobre (Leandro Sanca 73′), Jhonder Cádiz (Denilson Junior 91′) e Iván Jaime (Rúben Lima 114′)
Golos: Jhonder Cádiz (21′); Galeno (28′ g.p.); Iván Jaime (75′); Otávio (120+2′) e Evanilson (120+4′)
Cartões Amarelos: Alex Dobre (26′); Pepe (30′); Santiago Colombatto (39′); Ivo Rodrigues (83′); Alexandre Penetra (108′); Denilson Junior (111′) e Otávio (120+3′)