O Futebol Clube de Famalicão está apurado para as meias-finais da Taça de Portugal. Um triunfo por 0-1 no Estádio Capital do Móvel, frente ao Futebol Clube Paços de Ferreira permitiu ao emblema famalicense celebrar a qualificação para uma fase na qual não marcava presença desde 1946.
Sempre a tentar assumir as rédeas da partida perante um adversário bem organizado do ponto de vista defensivo, o FC Famalicão não conseguiu materializar, durante a primeira parte, esse maior tempo de posse de bola. Já a equipa da casa apostava mais em saídas rápidas para o contra-ataque, mas as tentativas foram sempre bem anuladas pela defensiva forasteira.
O FC Famalicão entrou mais autoritário nos segundos 45 minutos e o guarda-redes Simão Bertelli passou a estar em constante exame. Às boas jogadas coletivas faltava, porém, uma melhor definição ou finalização. No entanto, o momento da noite estava guardado para os 82 minutos. Os recém-entrados Anderson e Diogo Gonçalves aproveitaram um mau atraso de Bruno Teles, com o brasileiro a assistir o extremo para o decisivo golo desta eliminatória.
Com poucos minutos para responder, o FC Paços de Ferreira ainda tentou chegar ao empate. Todavia, não conseguiu ultrapassar a barreira defensiva da equipa de João Pedro Sousa, que reforçou as melhorias do setor mais recuado que já tinha evidenciado nas últimas partidas, fechando a baliza pelo quarto jogo consecutivo. O registo desta noite teve um significado especial, pois permitiu ao FC Famalicão celebrar o apuramento para as meias-finais da prova rainha do futebol português.
FC Paços de Ferreira 0-1 FC Famalicão
Estádio Capital do Móvel
Árbitro: Luís Godinho (Évora)
FC Paços Ferreira: Simão Bertelli; Jorge Silva, Marco Baixinho, André Micael e Bruno Teles; Eustáquio, Pedrinho e João Amaral (Vasco Rocha, 66’); Zé Uilton (Adriano, 57’), Diogo Almeida (Welthon, 74’) e Hélder Ferreira.
Treinador: Pepa
FC Famalicão: Vaná; Ivo Pinto, Roderick, Riccieli e Alex Centelles; Gustavo Assunção, Uros Racic e Pedro Gonçalves; Rúben Lameiras (Anderson, 70’), Toni Martinez (Diogo Gonçalves, 70’) e Fábio Martins (Walterson, 83’).
Treinador: João Pedro Sousa
Golo: Diogo Gonçalves (82′)
Cartão Amarelo: Alex Centelles (34’) e Diogo Almeida (72’)
Conferência de imprensa do mister João Pedro Sousa
https://youtu.be/2Ig4qWze8O0