
O regresso à competição foi muito profícuo para o Futebol Clube de Famalicão. Após o interregno para os jogos das seleções nacionais, a equipa famalicense exibiu-se a um nível muito alto na receção ao AFS, adversário que viria a derrotar por 4-1 em partida respeitante à 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Perante um sol abrasador e num Municipal muito bem composto, o conjunto orientado por Hugo Oliveira tomou conta das operações desde o primeiro minuto. Numa primeira parte disputada a um ritmo relativamente baixo e em que os avenses tiveram sempre na expectativa seguiu-se um segundo tempo de autêntico domínio da equipa da casa.
O mote para uma exibição de alto gabarito deu-se logo aos dois minutos da etapa complementar, com Óscar Aranda a rematou à barra. Pouco depois surgiu o primeiro momento de festa no Municipal. Rodrigo Pinheiro pegou na régua e no esquadro para efetuar um cruzamento na direção de Simon Elisor, com o avançado francês a superiorizar-se ao marcador direto para fazer um cabeceamento forte que Ochoa ainda tentou impedir que fizesse a bola entrar na baliza.
Os avenses viriam, contudo, a anular a vantagem dez minutos depois e um pouco contra a corrente do jogo. Nenê subiu mais alto na sequência de um cruzamento de Tomás Tavares e cabeceou para o empate. A resposta não poderia ser, porém, melhor e mais rápida. Um minuto depois da igualdade, Mathias de Amorim aproveitou um cruzamento de Gustavo Sá e atirou a contar para o primeiro golo com a camisola do Vila Nova e para colocar justiça no marcador.
A tendência de domínio acentuou-se com este golo, já que o Futebol Clube de Famalicão não permitiu qualquer veleidade ao adversário. A superioridade viria a materializar-se no marcador, com Sorriso, superiormente lançado por Tom van de Looi, a fazer o terceiro da tarde que traduzia, de forma assertiva, o domínio da equipa famalicense.
As contas viriam a ser fechadas já em pleno período de compensação. Gil Dias ‘rasgou’ pelo corredor esquerdo e serviu o recém-entrado Yassir Zabiri, tendo o avançado voltado a festejar pela equipa principal, depois do bis apontado frente ao Grupo Desportiva da Lagoa, na Taça de Portugal.
FC Famalicão 4-1 AFS
Estádio Municipal de Famalicão
Árbitro: José Bessa
FC Famalicão – Lazar Carević, Rodrigo Pinheiro, Enea Mihaj, Justin de Haas, Rafa Soares, Tom van de Looi, Mathias de Amorim (Mirko Topić 75′), Gustavo Sá (Samuel Lobato 90′), Sorriso (Yassir Zabiri 81′), Simon Elisor (Václav Sejk 81′) e Óscar Aranda (Gil Dias 75′)
AFS – Guillermo Ochoa, Tomás Tavares (Fernando Fonseca 81′), Jorge Teixeira, Cristian Devenish, Kiki Afonso (Babatunde Akinsola 73′), Gustavo Assunção (Aburjania 73′), Jaume Grau (John Mercado 53′), Vasco Lopes, Lucas Fernandes, Lucas Piazón (Zé Luís 73′) e Nenê
Golos: Simon Elisor (52′), Nenê (62′), Mathias de Amorim (63′), Sorriso (77′) e Yassir Zabiri (90+1′)
Cartões Amarelos: Justin de Haas (6′), Jaume Grau (25′), Nenê (70′) e Gustavo Sá (85′)