No início do presente ano a HumanitAVE desafiou-nos a colaborar numa das missões humanitárias definidas no plano de atividades. Inserido no projeto de beneficiação das condições de vida da população da Guiné-Bissau, a associação de Pedome sensibilizou-nos para as precárias condições escolares dos alunos guineenses. Para este jogo de elevado grau de dificuldade decidimos convocar os nossos sócios e adeptos para também entrarem em campo. Na partida frente ao Portimonense SC promovemos uma campanha – intitulada Ajuda a Aprender – de recolha de material escolar e o resultado foi esclarecedor: goleámos nesta missão e angariámos mais de 1000 kits.
Recolhido o material, a viagem iniciou-se em V.N. Famalicão e na bagagem foi transportada muita esperança de proporcionar uma vida escolar com maiores e melhores recursos aos meninos e meninas.
Já em solo guineense iniciou-se, efetivamente, mais um jogo importante no calendário da HumanitAVE. A associação distribuiu os kits por várias escolas e os jovens foram ainda convocados para um torneio de futebol. Têm sido tardes de muita correria e de sã competição num povo que demonstra, jornada após jornada, que a alegria pode ser alcançada com pequenos gestos.