Foi com uma vitória (0-2) em Trás-os-Montes, frente ao Grupo Desportivo de Chaves, que o Futebol Clube de Famalicão se despediu do ano de 2022. Um golo em cada uma das partes ditou o desfecho do jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Bwin.
Na partida que marcou o regresso da I Liga após a pausa para o Mundial 2022, o conjunto orientado por João Pedro Sousa exibiu-se a um nível alto em Chaves. Muito personalizada e com muita capacidade para circular a bola, a equipa famalicense chegou, curiosamente, à vantagem através de um lance de bola parada. Jhonder Cádiz apareceu esguio ao primeiro poste na sequência de um pontapé de canto e atirou a contar com um excelente cabeceamento.
Este foi o mote para uma partida em que, todavia, o FC Famalicão conseguiu responder a uma dura contrariedade. Um pouco contra a corrente do jogo, o GD Chaves dispôs de um pontapé de penálti, que viria a ser exemplarmente defendido por Luiz Júnior.
Este momento antes do intervalo pode ter sido o catalisador para uma reentrada autoritária depois do descanso. A consequência deste reinício foi o golo de Iván Jaime, num lance individual em que derivou da esquerda para o meio para fazer o segundo da tarde.
Até ao final a equipa famalicense geriu a partida e poderia mesmo ter dilatado a vantagem, com principal destaque para o livre cobrado por Ivo Rodrigues que embateu no poste direito da baliza defendida por Paulo Vítor. Ainda assim, os três pontos viajaram para Famalicão e a equipa pode fechar com chave de ouro do presente ano.
GD Chaves 0-2 FC Famalicão
Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
Árbitro: Hélder Malheiro
GD Chaves – Paulo Vítor, João Correia, Nélson Monte, Steven Vitória, Bruno Langa, Guima (Arriba 74′), João Mendes (Abass 56′), João Teixeira, Luther Singh (Juninho 74′), Jô Batista (Benny 74′) e Euller (Obiora 56′)
FC Famalicão – Luiz Júnior, Alexandre Penetra (Martin Aguirregabiria 69′), Riccieli, Enea Mihaj, Francisco Moura, Gustavo Assunção (Pelé 69′), Santiago Colombatto, Gustavo Sá (Ivo Rodrigues 60′), Pablo (Rui Fonte 69′), Jhonder Cádiz e Iván Jaime (Rúben Lima 86′)
Golos: Jhonder Cádiz (18′) e Iván Jaime (53′)
Cartões Amarelos: Bruno Langa (17′); Jô Batista (20′); Alexandre Penetra (35′); Guima (39′); Gustavo Sá (44′); Enea Mihaj (45+6′); Pablo (56′); Santiago Colombatto (80′) e Abass (90+4′)