O Futebol Clube de Famalicão garantiu, esta quinta-feira, o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal, ao vencer o Clube Desportivo de Mafra por 3-0. Num jogo marcado pelas adversas condições atmosféricas, que motivaram um atraso no início da partida face ao estado do relvado, o conjunto comandado por João Pedro Sousa confirmou o favoritismo na segunda parte, período no qual assinou os três golos que resultaram na qualificação para a próxima fase da prova rainha do futebol português.
Depois de uma primeira parte que serviu para ambas as equipas se adaptarem ao relvado, que dificultou o habitual processo de jogo dos dois conjuntos, o FC Famalicão foi, inequivocamente, superior nos segundos 45 minutos. O marcador funcionou pela primeira vez aos 52 minutos, por intermédio de Pedro Gonçalves. O médio, que assumiu o estatuto de capitão nesta partida, aproveitou uma bola devolvida pela trave na sequência de um tiro de longa distância de Anderson e fez o primeiro no Estádio Municipal.
A equipa ficou tranquila e a vantagem seria aumentada através da sociedade Gonçalves. Pedro deixou Diogo na cara do guardião adversário e o extremo revelou muita frieza no momento de finalização.
As contas seriam fechadas já em período de descontos. Toni Martínez foi carregado na grande área e assumiu a responsabilidade de converter o pontapé de penáti, colocando, em definitivo, o carimbo no passaporte do FC Famalicão para os quartos de final da Taça de Portugal.
FC Famalicão 3-0 CD Mafra
Estádio Municipal de Famalicão
Árbitro: Luís Godinho
FC Famalicão – Vaná, Riccieli, Nehuén Pérez, Roderick, Centelles, Gustavo Assunção, Uros Racic (Ofori 83′), Pedro Gonçalves (Cafú Phete 77′), Diogo Gonçalves, Anderson (Toni Martínez 79′) e Fábio Martins
CD Mafra – Chastre, Rúben Freitas, Juary, João Miguel, Joel, Júnior Franco (Lucas Rodrigues 74′), João Tavares, Gustavo Cazonatti, Diego Medeiros (Areias 85′), Paul Ayongo e Nuno Rodrigues (Flávio Silva 57′)
Golos: Pedro Gonçalves (52′); Diogo Gonçalves (60′) e Toni Martínez (90+3′)
Cartões Amarelos: Gustavo Assunção (45+3′) e Chastre (90+2′)
Cartões Vermelhos: Roderick (75′)