
O calendário da Liga Portugal Betclic reservou mais um duelo minhoto na 22.ª jornada. Depois do empate em casa, frente ao Vitória Sport Clube, o Futebol Clube de Famalicão deslocou-se a Barcelos para defrontar o Gil Vicente Futebol Clube, tendo tido muita cabeça para trazer os três pontos e revelado muita coesão para chegar a baliza à guarda de Lazar Carević pelo quarto jogo consecutivo.
Num jogo previsivelmente difícil face à qualidade de jogo que o conjunto gilista tem patenteado ao longo da temporada – sobretudo na condição de visitado – a formação orientada por Hugo Oliveira exibiu-se a muito bom nível em termos coletivos. Depois de um início em que os locais tiveram mais bola e se acercaram da baliza adversária, a nossa equipa tomou as rédeas e assumiu o controlo do jogo. A uma sequência de lances perigosos construídos pelos famalicenses e quando se aproximava o intervalo eis que o central Justin de Haas usou a cabeça para abrir o ativo. Gustavo Sá cruzou com conta, peso e medida para o cabeceamento certeiro do neerlandês.
O golo teve o condão de dar ainda maior confiança à equipa famalicense no regresso dos balneários. Intensa e capaz de travar todas as investidas do adversário, a formação de Famalicão logrou alargar a vantagem em mais um bom lance coletivo. Sorriso cruzou para o segundo poste, Óscar Aranda fez um amorti de cabeça e Václav Sejk socorreu-se a novo cabeceamento para levar ao delírio os muitos adeptos que acompanharam a equipa nesta deslocação.
Com o resultado a favor e pese a reação da turma barcelense, o Futebol Clube de Famalicão segurou os três pontos e aliou a isso mais um registo de jogo sem sofrer golos, totalizando uma sempre difícil sequência de quatro partidas sem conhecer o sabor amargo de ver as redes a abanar.
Gil Vicente FC 0-2 FC Famalicão
Estádio Cidade de Barcelos
Árbitro: Anzhony Rodrigues
Gil Vicente FC – Andrew, Zé Carlos, Josué Sá, Rúben Fernandes, Sandro Cruz, Jesús Castillo, Santi García (João Marques 67′), Fujimoto, Sergio Bermejo (Tidjany Touré 67′), Carlos Eduardo e Félix Correia
FC Famalicão – Lazar Carević, Rodrigo Pinheiro, Léo Realpe, Justin de Haas, Rafa Soares, Tom van de Looi, Mathias de Amorim (Mirko Topić 68′), Gustavo Sá (Samuel Lobato 87′), Sorriso (Gil Dias 79′), Václav Sejk (Simon Elisor 79′) e Óscar Aranda (Rochinha 68′)
Golos: Justin de Haas (44′) e Václav Sejk (60′)
Cartões Amarelos: Santi García (47′), Rodrigo Pinheiro (73′), Gil Dias (88′) e João Marques (90+2′)