Tom van de Looi é o primeiro reforço do Futebol Clube de Famalicão. O médio neerlandês, de 24 anos, assinou um vínculo com a duração de três épocas.
Formado no FC Groningen, Tom van de Looi estreou-se com 18 anos na I Liga Neerlandesa. Após uma passagem pelo NEC Nijmegen, o médio rumou a Itália para representar o Brescia, clube onde jogou nas últimas quatro temporadas.
Do currículo do médio constam ainda muitas internacionalizações entre as seleções sub-17 e sub-20 dos Países Baixos, destacando-se a participação no Campeonato da Europa de sub-17 em 2016.
“Tenho grandes expectativas para esta temporada. Sei que o Futebol Clube de Famalicão é um clube que está a crescer muito e que se tem revelado muito bom para jovens jogadores”, afirmou, vincando a aptidão do clube “para fazer evoluir jogadores e elevá-los para um nível muito alto”.
Tom van de Looi sente ter “chegado o momento de dar um novo passo na carreira”. Admitindo ter contactado Justin de Haas, o médio revelou que o compatriota lhe “transmitiu coisas muito boas sobre o clube”, nomeadamente o facto de lhe ter “proporcionado condições de excelência que lhe permitiram melhorar as suas qualidades”.
Tom van de Looi avaliou-se como “um médio defensivo capaz de atuar na posição 8, que gosta de ter bola, forte taticamente e que tenta ganhar todos os duelos físicos”.
O neerlandês confidenciou ainda ter “visto vários jogos do Futebol Clube de Famalicão e de outras equipas da I Liga Portuguesa”, qualificando-a como “um campeonato bom do ponto de vista técnico, tático e físico”.