O Futebol Clube de Famalicão recebeu o prémio “Responsabilidade Social” relativo ao mês de outubro e entregue pela Liga Portugal e pela Fundação do Futebol. Esta foi uma distinção pelo projeto “Unidos por uma causa” desenvolvido pelo clube, juntamente com o Futebol Clube Vizela, em benefício da ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social, que desenvolve a sua intervenção junto de crianças/jovens e adultos com deficiência e incapacidade.
A famosa campanha do “Pirilampo Mágico” serviu de mote para uma iniciativa que juntou os dois emblemas e para a qual foram também sensibilizados os adeptos e jogadores das duas equipas. Através desta ação conjunta, que voltou a demonstrar o poder do futebol na ajuda de causas sociais, foram angariados dois mil euros, valor entregue à ACIP numa visita que envolveu jogadores das duas equipas.
“O futebol tem uma responsabilidade social efetiva e isso faz com que os intervenientes tenham de assumir um comportamento positivo e de fair-play. A nossa presença na comunidade tem de ser agregadora e, em muitos casos, de auxílio, pois o futebol tem, felizmente, a capacidade de mover massas e de dar muito daquilo que recebe”, salientou Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Futebol Clube Famalicão.